terça-feira, 16 de julho de 2013

:.:.:Sol da manhã ou da tarde?!....:.:.:

O interesse por apartamentos com o sol da manhã, considerado aquele na medida certa, já faz subir em 10% o valor dos imóveis que dispõe de tal privilégio. De quebra, imobiliárias revelam: o sol já vale mais do que o silêncio. Ou seja, uma boa incidência de luz pesa mais na decisão do cliente de comprar um imóvel do que a ausência de barulho. Perde apenas para o óbvio — preço, bairro e tamanho. E só fica em segundo plano na hora de fechar um contrato de aluguel porque a oferta anda mínima, dizem os especialistas. O mofo e a umidade causados pela falta de sol são um transtorno e tanto na vida de quem sofre, por exemplo, de problemas respiratórios. O sol da tarde afasta tanto os possíveis inquilinos, que há imóveis, localizados em áreas nobres da cidade, que estão vazios há meses por serem quentes demais. Não à toa a expressão “sol da manhã” está sempre presente nos anúncios. Sem dúvida este é um ótimo argumento de venda ou aluguel.
O sol forte, além de aumentar drasticamente o consumo de energia elétrica, por conta do uso excessivo de ar-condicionado, dificulta o desenvolvimento das plantas e causa alguns estragos dentro de casa:
— Desbota a pintura da parede, queima o sinteco do chão e reduz a vida útil de persianas e cortinas.
 
No meu apartamento bate o sol da tarde, acho que todos cômodos acabam pegando sol, não sei qual intensidade que entra e até que parte do apê atinge, como a sacada faz parte da sala (ela é aquelas sacadas que ficam para dentro do apartamento, não é para fora do apê, não sei se deu para entender rsrs...). Na hora da compra até a corretora comentou que batia o sol da tarde e  que ela preferia devido a região ser bastante úmida o sol da manhã as vezes acaba não dando conta do recado. Estávamos tão empolgados que nem paramos para pensar nessa questão, também acho que não teria um apê em outra posição, pois a maioria estava vendido.
Agora só o tempo dirá, se o sol da tarde será um aliado ou um inimigo...
 
 

A planta: só que do meu apê é invertida, só para entenderem a questão da sacada dentro do apê..rsrs
 
Será que o sol da tarde será um problema?
 
beijinhos, a garota do blog, rsrs =)

23 comentários:

  1. Oi Carla, o ap que moro atualmente bate o sol da tarde, e sinceramente não gosto no verão fica um inferno rsrsrs e no inverno sofro com a falta do mesmo que quando resolve aparecer do meu lado, já vem sem força. Aí onde acontece os problemas com a umidade. Não vejo a hora de sair daqui rs R srs. Boa Sorte! Tomara que o seu não seja tão problemático. Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sabrina! é verdade o sol forte do verão é um inferno, quando bate da sala nem se fala, tomara que se bater dessa forma persianas ajudem...mas aqui na região que moro em SC quando é inverno o sol quase não aparece de manhã, aparece só pela tarde, acho que essa é a vantagem, pois os apês que bater sol só pela manhã no inverno acho que não terá sol...beijus e brigada pela visitinha!

      Excluir
    2. Carla, moro em SP terra da garoa por isso o motivo do meu desabafo rsrsrsrs. Aqui quando não é tudo é nada rsrs.. Bhss

      Excluir
    3. Entendo Sabrina, é bom o meio termo nem muito sol nem muita chuva, rsrs....beijus e volte sempre!

      Excluir
    4. Acabei de comprar um apto que é sol da tarde, porém na lateral! Aparentemente, esquenta MUITO!! Ainda não me mudei, mas já estou vendo que vai ser um perrengue... Porém, reduziu bem o preço e como o sol não entra, o incomodo é mais o calor, mas a possibilidade de mofo é 0!!

      Excluir
    5. É no verão é complicado o sol batendo muito forte no apê, mas tudo é questão de se adaptar...e em relação ao mofo você tem razão...e eu odeio mofooo!

      Excluir
    6. Olá, moro em Maceió e faz 02 semanas estou morando no meu apê e vou te dizer que o calor é demais , quando chega as 14:30hs não dá para ficar na sala e nem nos quartos sem ar condicionado , situação preocupante, devido ao alto consumo de energia. Estamos buscando alternativas para amenizar esta situação...Espero que sua região não seja tão quente quanto aqui.;-)

      Excluir
    7. Oi! Realmente imagino que seja bem quente essa época na região onde você mora. Já aqui no sul onde mora não é quente o ano todo somente é bem quente em dez e jan, esse ano na verdade que o calor está demais, nos outros anos sempre é aquele verão com bastante chuvas para refrescar. Mas para tudo se dá um jeito né?! ainda bem que tem o ar condicionado para amenizar. Brigada!

      Excluir
  2. Oiii!!Problema é não ter nada de sol!Dentro do teu ap qualquer hora será maravilhoso!!!!Como sou de Porto Alegre, sei que nós do sul precisamos muito do sol!bjssss Dani
    http://minhaminimansao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani!Sim nos do Sul sabemos a importância do sol né...quanto mais sol menos mofo, rs...independente do sol que bater (manhã ou tarde) sei que vou amar meu apê...beijus e brigada pela visita ao blog.

      Excluir
  3. Oi Carla, hoje moro numa casa com fachada oeste (sol da tarde) para a suite, a cozinha e os banheiros e é um horror...no verão parece um forno! Depende muito da região onde voce mora, por exemplo, em lugares mais frios o sol da tarde é muito bom!Mas sempre que projetamos uma nova residencia o ideal é que os quartos sejam privilegiados, ou seja, com fachada leste (sol da manha)e que deixemos a fachada sul para comodos pouco utilizados e que não sejam de área molhada ( fachada com menor incidencia de sol). No seu caso pelo menos na sala voce terá um "filtro" para todo esse sol que é a sacada. Se tiver curiosidade de saber como o sol vai bater no seu apê há um estudo chamados de analise por carta solar que mostra commo o sol incide no imovel no outono/inverno e na primavera/verão!
    Espero ter ajudado....

    Bjks

    Val
    www.nobalaiodaval.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Val! Adorei suas dicas, com certeza vou dar uma pesquisada sobre analise por carta solar. Você tem razão a sacada acho que vai ajudar a não bater tanto sol na sala. Da forma que for terei que me adaptar né...beijus e volte sempre!

      Excluir
  4. Oi Carla, o meu apê vai ter o sol da tarde, o namorado que escolheu, mas pelo que eu ando vendo dependendo da estação nem vai ter sol, e eu gosto de sol rsrs. Mas tudo bem vamos ver quando o apê sair.

    beijos!!

    http://comprandonossoape.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana! É o meu também acho que é o sol da tarde, só que na verdade só saberemos como vai ser quando recebermos a chave e morarmos né! rsrs. Dizem que o sol da tarde dependendo da região deixa o ambiente muito quente, só que isso é um detalhe que poderemos nos adaptar né, colocando persianas se necessário. Brigada pela visita! beijus

      Excluir
  5. Oi Carla!
    Sol é tudo de bom!!!
    Acredita que terá só benefícios, principalmente em tardes de inverno!!
    Já no verão sempre é quente, em qualquer posição solar né?
    Beijos!

    "Construindo Minha Casa Clean"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Grazi! Sim você tem razão e depois é só questão de adaptação. No inverno é bom um solzinho a tarde...beijus

      Excluir
  6. Ola... cheguei e ja vou ficando. Mas nao tenho uma boa noticia: meu primeiro ape era o sol da tarde.... tarde de verao ainda por cima. Odiaaaaaaava! Ninguem conseguia ficar na sala e na sacadinha! Acabou que quando comprei este novo ape pedi que não batesse sol hora nenhuma, mas a maioria ja tinha sido vendida e pimba.... minha varanda fica exatamente na mesma posição que o ape antigo (alias eles são bem proximos um do outro). Mas aqui pelo menos consigo fugir pq a varanda é grande e não deixa o sol alcançar a sala! Vc precisa ver qual sol da tarde ele pega, se for do verao lascou, se for do inverno blz, no verão vai bater sol só na manha! Bjaum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Seja bem vinda, espero que volte sempre! È infelizmente essa é uma questão que só vemos depois que compramos o apê, na hora é tanta euforia que detalhes são deixados de lado. Agora só recebendo as chaves e esperando o verão para ver como vai ser..rsrs. Mas sou bem tranquila quanto a essa situação, pois sou acostumada com o sol da tarde, pois aqui na casa dos meus bate bate esse sol na sala. Espero que se esse for o caso, uma boa persiana ajude... beijus

      Excluir
    2. Nossa eu sofri num apto alugado , batia sol da tarde . No verão era horrível. Saí de lá , paguei a multa contratual . Hoje estou procurando um outro apto. com muita cautela .
      Pois eu não suporto.
      Pior de tudo isso que meu apto próprio está alugado e não posso voltar pra lá até que termine o Espólio do meu marido .
      eo meu apto é otimo. Não vejo a hora de voltar . Mas aqui vcs me ajudaram muito. Obrigada.

      Excluir
  7. Carla,
    Posso deixar os meus 2 centavos?
    Sol a tarde aqui no sul só é ruim uns 2 meses por ano. No resto é uma benção. Aqui no sul sol à tarde no verão não quer dizer que bate no inverno também, pois o sol caminha horrores no céu entre os solstícios.

    O apê da minha mãe em Floripa pega sol à tarde no verão. Mas como tem varanda, não é problema. Truque direto do Lamberts, professor de conforto ambiental da UFSC que apliquei no apê da minha mãe e funciona:
    coloque vidro transparente (nem fumê, nem com película) na varanda
    coloque persianas branca ou prata.
    feche tudo na hora de maior incidência do sol, inclusive a porta da sala para a varanda.
    todo o calor vai ficar na varanda.
    à noite abra as cortinas e janelas da varanda, e o calor vai embora. Melhor ainda se você puder colocar um ventilador no teto.

    Espero ter te ajudado
    Usha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Usha! Super importante sua dica, estava pensando mesmo em colocar uma persiana para essas épocas de sol, agora que você me disse que funciona fico tranquila... Todas vezes que fui visitar a obra do meu apê e tinha muito sol, não era muito quente pois o sol batia só em um canto da sala, mas para tudo se da um jeito, e depois é mais jan e fev o problema do sol, o resto do ano um solzinho vai bem...Brigada!

      Excluir
  8. estou morando em ap e o meu nao bate sol e moro no ultimo andar e um poco frio e ainda mais sem sol mas minha preocupação e com minhas plantas algumas ja ate morreram odeio o sol o calor mais gostaria que minhas plantas pega sem sol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredite , melhor assim. Ando sofrendo por causa de sol em excesso.
      Nem pense em mudar . Fiz essa besteira antes de meu marido falecer e hj não consigo voltar para o meu apto. Pois o Espólio não terminou.
      Um abraço.

      Excluir

Comentários são bem vindos =)